sexta-feira, 19 de junho de 2009

Sou aluno!!!

Chegou a sua vez!

Você, que estuda no UBM pode escrever...

O que está achando do seu curso? Do campus...Dos professores e colegas...
Conte nos suas experiências e aventuras!!! Ou aproveite o momento para fazer críticas e tirar dúvidas...

Afinal...no blog UBM você participa meeesmo!

Coração de Universitário...Conte sua história!


A maioria das pessoas se lembra dos tempos de universidade com muita saudade e boas histórias pra contar, não é?. Festas, amizades, histórias divertidas, muitas lembranças...
Mas, além da diversão, vida de universitário também é sinônimo de ralação, primeiro emprego, estágios, muita correria...

Se você se formou no UBM seu lugar é aqui! Conte-nos suas histórias!Aprontou bastante pelo nosso campus? Do que você sente mais falta? Ralou muito pra ingressar no mercado de trabalho?Por onde você anda? Os melhores depoimentos serão publicados no site da instituição e no UBM Notícias, galera! Interaja! Participe!

Conheça a história do UBM!

Em 1961, o Presidente da União Barramansense de Estudantes, Féres Osrraia Nader, procurou os diretores da então Sociedade Anônima Barramansense de Ensino e Cultura (SABEC) para juntos trazerem para Barra Mansa uma faculdade de Direito. Dado o impedimento de a SABEC ser uma sociedade comercial, em 12 de outubro de 1961, o grupo de pioneiros formado por Féres Osrraia Nader, Haroldo Carvalho Cruz, Guilherme de Carvalho Cruz, Leandro Álvaro Chaves, Pedro Monteiro Chaves (1º presidente da SOBEU) entre outros, criou a SOBEU - Sociedade Barramansense de Ensino Superior.

Depois de cinco anos de intensos esforços pela autorização federal para trazer o ensino superior para a região e já tendo recebido uma negativa do Conselho Federal de Educação, a SOBEU obteve em 20 de julho de 1966, mediante recurso habilmente redigido pelo Professor Haroldo Carvalho Cruz (na época presidente da SOBEU), o parecer favorável à autorização para o funcionamento da Faculdade de Direito de Barra Mansa - a primeira do Interior do Estado do Rio de Janeiro.

A SOBEU já com a concessão das dependências, em horário noturno, do Grupo Escolar Barão de Aiuruóca e graças à boa vontade de sua diretora Sra. Jandyra Reis de Oliveira, iniciou as aulas da 1ª turma do curso de Direito. Com a autorização, o Ministério exigiu a construção de um prédio próprio e foi assim adquirido o terreno da família Bruno, onde começaram as obras da sede. A transferência para a sede própria foi realizada em 06 de agosto de 1967. Mais tarde foram criados os cursos de Administração; Filosofia, Ciências e Letras; Comunicação e Enfermagem.

O parecer do Conselheiro Josué Montelo ao recurso do nosso saudoso Reitor abriu as portas para a interiorização de cursos superiores nos Estados Brasileiros que os necessitavam e solicitavam sem sucesso. Esse fato espetacular e pioneiro desencadeou um processo inédito no Sul do Estado - uma corrida ao ensino superior. Tudo isso porque alguns jovens idealistas ousaram sonhar o quase impossível sonho de trazer para o interior fluminense o ensino superior de qualidade e com garra lutaram contra todas as dificuldades que se apresentavam naquela distante e conturbada década de 60. Com isso realizaram também o sonho de milhares de jovens e adultos que queriam se desenvolver; de pais que não tinham recursos para enviar seus filhos para as capitais; de educadores da região que preferiam atuar no ensino superior aqui, junto à suas famílias. Um sonho que contribuiu para o desenvolvimento de toda a região Sul Fluminense, revolucionando-a, transformando-a, porque a educação e a cultura mudam pessoas, organizações, cidades, países; mudam o mundo.

Pode-se dizer, portanto, que a criação da Faculdade de Direito de Barra Mansa acendeu uma chama cujos efeitos começaram a se fazer sentir já no ano seguinte em vários pontos do Estado do Rio e, logicamente, do país. Estimulados pela visão, pela coragem e persistência desse grupo de Barra Mansa que ganhou a corrida em prol do ensino superior no interior do Estado, outros grupos em outros municípios (com processos em tramitação ou não) movimentaram-se rapidamente, valendo-se do precedente concedido a Barra Mansa.

A pequena e poderosa semente plantada pelo grupo que criou a SOBEU transformou-se mais tarde em Faculdades de Barra Mansa e mais uma vez com a marca do pioneirismo, em 1997, tornou-se o 1º Centro Universitário do interior do estado, como conhecemos hoje, o UBM. O seu Credenciamento como UBM - Centro Universitário de Barra Mansa recebeu parecer favorável da Câmara de Ensino Superior do Conselho Nacional de Educação (Parecer CES nº 707/97, de 02/12/1997).

Ao longo destes 48 anos de fundação, a Instituição viveu um crescimento impressionante e hoje conta com 29 cursos de graduação entre os quais 3 cursos tecnológicos, 33 cursos e programas de pós-graduação lato–sensu e 70 programas e projetos de extensão e ação comunitária - sinais expressivos da forma como o UBM vem cumprindo sua responsabilidade social. Destacam-se também os múltiplos laboratórios e clínicas que atendem aos cursos e à comunidade, laboratórios dedicados ao Núcleo de Educação à Distância – NEAD e a criação da Unidade Cicuta, inaugurada em 2000, nas proximidades de Volta Redonda.

Em 2003 o UBM foi a primeira Instituição do Interior do Estado do Rio de Janeiro a conquistar um triplo conceito MB na avaliação do MEC. O conceito foi alcançado nos quesitos Organização Didático Pedagógica, Instalações e Corpo Docente.Em 2004, com a perda do Presidente da mantenedora - Professor Haroldo Carvalho Cruz, sua esposa a Sra. Antonieta Ceres Valiante Cruz assumiu seu lugar na mantenedora, na condição de Conselheira Secretária e hoje é representada por seus filhos Haroldo Carvalho Cruz Júnior e Antonieta Cruz Leijoto.

Em 2007, a SOBEU passou a ser também mantenedora do Centro Educacional Barra Mansa, que oferece da Educação Infantil ao Ensino Médio e Profissionalizante, passando a utilizar o nome de fantasia de COLÉGIO DE APLICAÇÃO UBM. Em sua visão de ideal de sociedade e de homem, o UBM demonstrou, sobretudo nas duas últimas décadas, um claro interesse em contribuir para uma relação harmoniosa entre o homem e o meio, mediada pela educação. Nos referenciais ético-políticos que já inspiram o trabalho desenvolvido nesse sentido, por exemplo, nos cursos de graduação e pós-graduação lato-sensu do UBM, especialmente nas áreas de Ciências Humanas e de Saúde, podem ser encontrados sinais claros de uma Antropo-ética que tenta conduzir o homem a assumir a missão antropológica do milênio.

Tudo isso reflete o empenho do UBM pela valorização da pessoa humana, entendida como um ser em relação com a sociedade e com o seu semelhante, que busca, segundo as necessidades e reclamos regionais, a fraternidade e a solidariedade, e a formação de cidadãos íntegros e comprometidos com o desenvolvimento humano e com o bem estar social.

E você? Conhecia a história do UBM? O que achou?

Fonte: Assessoria de Comunicação

Que blog é esse?

O objetivo desse blog é estar em contato com os alunos, professores e interessados em ingressar nos cursos do Centro Universitário de Barra Mansa. Aqui, todos podem interagir e expressar sua opinião. Você também pode tirar dúvidas e fazer críticas. Sinta-se a vontade!

O blog UBM foi criado, em forma de projeto, sob orientação do professor Álvaro Brito, para obtenção de nota 2, na matéria Comunicação Organizacional, do 5º período de Comunicação Social - Jornalismo. Alunos: Aline Santos, DiegoLançoni, Gabriela Ferreira, Mariana Braga, Tatiane Rodrigues e Victor Hugo Coimbra.